Lidando com a solidão
- 10 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Algumas causas da solidão:
- Transições na vida: A vida envolve uma série de transições que vão desde o nascimento, passam pelo primeiro contato com a escola, formatura, primeiro emprego, casamento, paternidade, até a aposentadoria. Toda mudança na vida carrega a tendência para a solidão.
- Separação: Podemos possuir todas as coisas e ter todo o dinheiro do mundo, mas estar sozinho numa ilha e sentir-se miserável. Fomos criados para estarmos uns com os outros. Alguns mudam de casa e ficam sem raízes; Separações em razões de convocações militares, carreira, doenças, divórcios ou morte podem provocar solidão.
- Oposição: Quando nos sentimos atacados, ridicularizados ou criticados, há uma tendência para o recolhimento, que gera solidão.
- Rejeição: Quando somos traídos, esquecidos ou abandonados, podemos sentir solidão. Uma de nossas maiores necessidades é a de sermos aceitos. Rejeição causa solidão.
Como você tem lidado com a solidão? Alguns usam drogas, bebem, tentam marcar encontros pela internet ou se valem de outros meios para obter alívio. Certo homem chegou ir ao médico para ver se tinha "múltiplas personalidades", somente para ter alguém com quem conviver!
Lidando com a solidão
- Utilize seu tempo : Resista à sensação de não fazer nada. Use seu tempo para cuidar de suas necessidades físicas, alimentando-se corretamente, descansando, exercitando-se, evitando drogas e álcool e cuidando de sua aparência.
_ Cuide-se mental, espiritual e socialmente: Não fique viciado em televisão. Leia bons livros e revistas. Cuide de suas necessidades espirituais, lendo a Bíblia. Ela proporciona orientação, instrução, encorajamento e esperança. Ore e passe algum tempo com pessoas que compartilham sua fé. Cuide de suas necessidades sociais, cultivando amizades. Tome a iniciativa, mas seja generoso e paciente. Amizade leva tempo. Encontre alguém que esteja em pior estado que o seu e ajude-o.
- Minimize o sofrimento: Não fique remoendo o sofrimento em sua mente, vezes e mais vezes. Não se torne amargo nem rancoroso. ninguém gosta de ficar perto de pessoas cínicas ou ressentidas. Aborde o problema, lidando com ele.Não lhe dê demasiada importância, mas ore a respeito.
- Reconheça a presença de Deus: Onde está Deus quando nos sentimos sós? Deus está em toda parte. Não existe lugar onde estejamos que Ele também não esteja.




Comentários